A Educação Brasileira terá um longo caminho pela frente…
Será um longo caminho para superar os desafios postos pela pandemia de Covid-19. Mas também é possível compreendermos não apenas as perdas, mas sobretudo o que ganhamos com novas aprendizagens, novas experiências. O que conseguimos apurar e quais seriam as contribuições relevantes para esse novo momento da Educação Brasileira?
O primeiro movimento por aqui, é o de contextualizarmos o que já era o cenário da Educação Brasileira antes da Pandemia de Covid-19.
Antes da pandemia de Covid-19, nossa Educação Brasileira já vinha sendo pauta de reflexões em crescente preocupação em relação à diversos quesitos, sendo um dos principais, a mitigação da analfabetização.
A Educação Brasileira superou em grande período de tempo, o desafio proposto na legislação nacional (LDBEN 9394/96), o processo de Universalização da Educação Básica e na sequência, a Universalização do Ensino Superior. O foco desse primeiro grande movimento político-educacional no país, era o de garantir os direitos suscitados na legislação brasileira, de que cada criança teria acesso à uma vaga na escola, porém, acesso à escola, não significou imediatamente e exatamente, acesso à educação de qualidade, de fato. Faz parte da educação de qualidade, o acesso ao direito de se apropriar da língua materna, de se alfabetizar, por exemplo.
O desafio, no entanto, vai além desse processo inicial da Alfabetização, pois é possível falar que a alfabetização é um processo de aprendizagem ao longo da vida e muitos dos estudantes de Ensino Superior, infelizmente nele chegam, sem o desenvolvimento de habilidades básicas necessárias para prosseguir na Graduação, muitos inclusive, em condição de analfabetismo funcional.
Ocorre que com a pandemia de Covid-19, em escala global, os estudantes tiveram de prosseguir com os estudos à distância, e no Brasil esse processo colocou em evidência a disparidade entre os estudantes, no que tange a acesso aos recursos de internet, tecnológicos, bem como todo o suporte que antes contavam, com os serviços prestados pela escola, como é o caso da alimentação saudável, que é importante pilar para o bom desempenho escolar.
Mas também, após esse período, as apurações evidenciaram ganhos, contudo foi possível apurar que:
1- A Educação Brasileira regrediu em termos de índices educacionais, em termos de desempenho dos estudantes e regrediu em taxas de abandono escolar, porém tendo agora a evidencia dos problemas que foram escancarados pela pandemia de Covid-19, é possível entender outras facetas necessárias para a Avaliação Nacional.
2- A Educação Brasileira avançou em relação à capacidade de os professores responderem rapidamente e qualitativamente à diversidade pedagógica em desenvolver um mesmo Plano de Ensino, e por outro lado, a população brasileira (muitos ainda resistentes em relação À Educação À Distância), perceberam que é possível aprender em diferentes formatos. Os professores, embora que não tenham tido formação e sensibilização em relação às tecnologias aplicadas à educação, mostraram que possuem um grande potencial em aprender mais, aprimorar técnicas, didática e entregar diferentes resultados, integrando ao ensino presencial, as tecnologias como aliadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Em todo processo de crise humanitária, é possível superar, depurar, aprender, assimilar e crescer !